Outubro Rosa e Novembro Azul
Versão para celular

Conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata


No Brasil, doença é uma das principais causas de mortes entre os homens


Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, em novembro é vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo sábado (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.


O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.


Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.


A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.


Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.


Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.


Exames


A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.


Tratamento


Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.


A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.


Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer / Portal Brasil


Campanha Outubro Rosa - Conscientização sobre o Câncer de Mama


O mês de outubro é o mês do combate ao câncer de mama, por isso campanhas são criadas com intuito de conscientizar as mulheres a procurarem um médico ou posto de saúde e tirar suas dúvidas em relação a esse caso que vem sendo mais comum entre as mulheres, Outubro Rosa, não deixe a sua saúde passar em branco.


Outubro já é considerado o mês de combate ao câncer de mama, e todo país abraça essa causa que tenta abrir os olhos das mulheres de nosso Brasil para que as mesmas se auto examinem e também procurem um médico responsável para fazer a mamografia.


O combate ao câncer de mama já se faz presente há muitos anos no Brasil, poucas pessoas sabem, mas se o câncer de mama for descoberto em fase inicial, às chances de encontrar um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura são bem animadoras. Portanto o câncer de mama tem cura, mas só poderá ser feita se for em fase inicial, dai então a importância de está sempre verificando através de exames de rotina.


O combate ao câncer de mama não se restringe apenas ao Brasil, mas todo o mundo para quando uma causa tão importante está em questão. Todos entendem as cores rosa que são espalhadas pelo mundo durante todo o mês de Outubro como a união dos povos pela saúde feminina, o Outubro Rosa. Muitas pessoas acreditam que campanhas e aconselhamentos não ajudam para essa causa, mas falando em números e porcentagens, no ano de 2012 foi registrado um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, em comparação a 2010, o crescimento chega a passar de 2 milhões. O crescimento total foi de 26% em relação a 2010, uma marca de 4,4 milhões.


Para esse ano o Ministério da Saúde acredita que os números irão aumentar cada vez mais, visto que a população vem levando a sério essa doença que atinge diversas mulheres no mundo. 

Avaliação da notícia:
PessimoRuimBomÓtimoExcelente
total de votos: 1

Galeria de fotos  

Comentários:
Nenhum comentário cadastrado no momento!