Câmara Mirim no município de Indiana.
Versão para celular

Foi aprovado no último dia 15 no Plenário da Câmara Municipal de Indiana-SP, o projeto de Lei que institui a Camara Mirim no município de Indiana. O projeto de autoria do Presidente da Casa senhor Jorge Grigoleto tem como objetivo proporcionar aos jovens estudantes, Vereadores-mirins, aprenderem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o Poder Público e a comunidade e poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Os 9 (nove) Vereadores Mirins, estudantes do ensino fundamental, escolhidos e eleitos por suas escolas, podem defender suas posições, fazerem discursos, polemizarem questões e efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária. Portanto, com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade.

Durante seu mandato de um ano, o vereador-mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde tem residência fixada. Por fim, o resultado deverá ser o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade política entre os jovens estudantes que participarem das atividades, reconhecendo o valor do voto e, sobretudo, que serão sabedores da diferença entre política e politicagem.

O presente projeto segue em sua tramitação normal para o executivo municipal, para que a senhora prefeita municipal sancione o mesmo.

Detalhes do PL encontra-se na integra no site www.camaraindiana.sp.gov.br

Avaliação da notícia:
PessimoRuimBomÓtimoExcelente
total de votos:

Comentários:
Nenhum comentário cadastrado no momento!