NOTÍCIAS

O mês Fevereiro Roxo e Laranja tem como objetivo reforçar ações para a prevenção de doenças crônicas. O Alzheimer, fibromialgia e lúpus são representadas pela cor roxa. Já a cor laranja, na campanha, aborda a leucemia.

As doenças abordadas neste mês são crônicas, podendo se manifestar a qualquer período da vida. O Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia não têm cura, portanto, é importante abordar o tema para a população se conscientizar sobre os cuidados a serem tomados com as pessoas portadoras das doenças.


SOBRE AS DOENÇAS
 

ALZHEIMER

Doença neurodegenerativa provocada pela morte de células cerebrais, causando demência ou perda de funções cognitivas como atenção, linguagem, memória e orientação.

Tratamento

A Doença de Alzheimer é incurável. O objetivo de seu tratamento, através de medicamentos e atividades de reabilitação cognitiva, é para retardar sua evolução e preservar as funções intelectuais do portador(a).

FIBROMIALGIA

É uma doença que acomete, principalmente, os tendões e articulações, provocando fadiga, distúrbios de sono e alterações no humor. Os sintomas são dores intensas e incapacitantes.

Tratamento

Também não possui cura, e seu tratamento é feito através de medicamentos e atividades físicas. Assim, diminuindo os níveis de estresse e dor.

LÚPUS

É um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. Os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração.

Tratamento

Medicamentos biológicos são usados para o tratamento do lúpus. Entretanto, os cuidados dependem do órgão acometido e da gravidade: A patologia pode apresentar de sintomas leves a graves que necessitarão de imunossupressores, como corticoides e outros.

As orientações para o tratamento da lúpus são: usar protetor solar, evitar uso de hormônios (estrógenos), praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável.

LEUCEMIA

Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Tratamento

O diagnóstico precoce, mediante os exames de rotina, é importante para o tratamento mais eficaz e preciso para cada tipo da leucemia.



PÁG. ANTERIOR
Compartilhe:


Confira também: