No dia 4 de junho de 1907, o senhor Alonso Junqueira chegou ao lugar indicado, onde encontra-se hoje a sede da Fazenda Indiana, antiga Fazenda Velha. No dia seguinte, armava o primeiro rancho coberto de zinco que este sertão já conheceu e, assim, estava fundado o povoado de Indiana.
Nessa época aquelas terras eram povoadas pelos índios Coroados e Xavantes, que por longos anos defenderam a entrada de nossos sertões. Foram travados entre os índios e sertanistas sangrentas batalhas, sendo que os indígenas verdadeiros donos das terras levaram a pior, pois foram quase que totalmente dizimados. Por essa razão, ou seja, para render homenagem a esses índios, que o então lugarejo levou o nome de Indiana.
Em 1915, capitão Francisco Whitacker e Arthur Diederischen transferiram-se para o local. Witacker desejava transformar Indiana, de entreposto, a um grande centro distribuidor de gado de Mato Grosso. Indiana serviu como base da Companhia Viação São Paulo - Mato Grosso, afim de controlar a estrada boiadeira, que ligava Campos Novos ao Porto Tibiriçá.
O povoado foi elevado a distrito do município de Presidente Prudente e, logo depois, foi transferido para Regente Feijó. Em 24 de dezembro de 1948, Indiana adquiriu autonomia municipal.
Origem do nome
O nome vem da quantidade de índios que habitavam a região.